22 de January de 2025

TCM alerta gestores municipais sobre investimentos na Educação em 2023

Compartilhe:

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia emitiu um alerta aos gestores municipais que não atingiram o valor mínimo constitucional de aplicação na Educação em 2020 e 2021 sobre a obrigatoriedade de aplicação, até o final de 2023, dos valores para a complementação do índice constitucional de 25% nestes exercícios. O não cumprimento desta determinação poderá comprometer o mérito das contas anuais, destaca o comunicado de alerta.

O alerta aos gestores municipais é assinado pelo superintendente de Controle Externo do TCM, Antônio Dourado Vasconcelos, e atende recomendação da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

A exigência da complementação da aplicação na educação, este ano, dos valores que deixaram de ser investidos na área por conta da pandemia da covid-19 e das consequentes medidas restritivas e de isolamento social, foi estabelecida pela Emenda Constitucional nº 119, de 2022.

A norma constitucional admitiu temporariamente, por conta das medidas de controle da pandemia, o não cumprimento do percentual mínimo de 25% da receita, incluídas as transferências constitucionais, em investimento na educação. Mas estabeleceu que os valores não aplicados nos exercícios de 2020 e 2021, até o limite mínimo de 25%, teriam, obrigatoriamente, de ser acrescentados aos investimentos na área em 2023.

 

Fonte: Ascom/TCM – Foto: Secom/Gov-BA

Compartilhe:

Leia mais

Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa
Hospital Costa das Baleias capa

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados